Última atualização em 03/01/2025

1º Exame de Suficiência de 2024

Inscritos
49.426
Presentes
39.955
(80,84%)
Ausentes
9.471
(19,16%)
Aprovados
18.898
(47,30%)

O 1º Exame de Suficiência de 2024 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi realizado no dia 30 de junho de 2024 em todo o país, exceto no Rio Grande do Sul. Devido às chuvas que assolaram esse estado, as provas foram aplicadas por lá somente no dia 11 de agosto de 2024. As informações presentes nesta página levam em consideração os candidatos das duas aplicações. No total, esta edição do exame teve pouco menos de 50 mil inscritos, dos quais quase 40 mil realizaram a prova. Esta edição do exame aprovou 18.898 candidatos, gerando uma taxa de aprovação de 47,30% entre os presentes.

Educação Superior no Brasil

Nos últimos 20 anos, houve um crescimento notável na educação superior brasileira. Em 2002, havia aproximadamente 3,5 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação. Esse número quase triplicou em 2023, atingindo 9,9 milhões, como demonstra o site da ABRES. O aumento foi impulsionado principalmente pela expansão das instituições privadas e pela crescente oferta de cursos de Educação a Distância (EaD).

Em 2023, mais de 4,9 milhões de novos alunos ingressaram no ensino superior brasileiro, desses 88,6% (4.424.903) estavam matriculados na rede privada; e 11,4% (569.089) na rede pública. Notavelmente, 66,4% desses ingressantes optaram por cursos na modalidade EaD, enquanto 33,6% escolheram cursos presenciais, conforme dados do Governo Federal.

Apesar desse avanço, os desafios persistem. Dados de 2023 indicam que apenas 20,2% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estavam matriculados no ensino superior, e somente 4% concluíram uma graduação, segundo reportagem do jornal O Globo.

Além disso, houve, nos últimos anos, uma desaceleração na expansão das vagas públicas, iniciada no início dos anos 2000, refletindo a necessidade de políticas contínuas para ampliar o acesso e a inclusão no ensino superior, de acordo com o Observatório da Educação e Território.

Ensino Contábil no Brasil

Nos últimos anos, o curso de Ciências Contábeis tem se destacado no cenário da educação superior brasileira. Em 2023, registrou-se o ingresso de 155 mil novos alunos, como resultado o curso se tornou o sétimo mais procurado no país e o sexto em número de concluintes (pouco menos de 50 mil). No mesmo ano, havia 324 mil inscritos em um total de 1.540 IES, sendo 192 mil inscritos em cursos EaD e os demais em cursos presenciais, conforme dados do INEP.

Nos gráficos abaixo, pode-se constatar que tanto o número de ingressantes quanto o número de concluintes vêm crescendo substancialmente nos últimos anos na categoria EaD. Em 2018, pouco mais de 81 mil estudantes ingressaram em cursos de Contabilidade a distância, enquanto, em 2023, o número foi de mais de 117 mil. Espera-se que essa tendência de crescimento observada no número de concluintes em cursos EaD se mantenha, uma vez que os ingressantes de 2023 devem se formar entre 2026 e 2027.

Número de Ingressantes por Tipo de Curso

O gráfico apresenta o número de ingressantes dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, discriminado por tipo de curso. Ao passar o cursor sobre as barras, é possível visualizar o valor exato de cada categoria. Observa-se um aumento constante no número de ingressantes de cursos a distância, especialmente quando comparado com os cursos presenciais. O número total de ingressantes manteve-se relativamente estável ao longo dos anos, com pico em 2022 e baixa em 2021.

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Número de Concluintes por Tipo de Curso

O gráfico apresenta o número de concluintes dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, discriminado por tipo de curso. Ao passar o cursor sobre as barras, é possível visualizar o valor exato de cada categoria. Observa-se um aumento constante no número de concluintes de cursos a distância, especialmente quando comparado com os cursos presenciais, exceto em 2022. O número total de concluintes manteve-se relativamente estável ao longo dos anos, com pico em 2018 e baixa em 2022.

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Perfil Socioeconômico dos Participantes

Iniciamos as análises do 1º Exame de Suficiência de 2024 descrevendo o perfil socioeconômico dos candidatos. Essas informações são declaradas pelos candidatos no formulário de inscrição.

Participação por Cor/Raça

O gráfico mostra a distribuição da cor/raça dos inscritos para a prova. Cada pictograma representa meio centésimo (0,5%) dos participantes. A maior participação é a de pessoas autodeclaradas brancas, que representam 45,78% do total de inscritos. Em seguida, temos os pardos com 40,96%, os pretos com 9,92% e os amarelos com 1,69%. Além disso, 1,41% dos participantes optaram por não informar sua cor/raça, enquanto os indígenas correspondem a menos de 0,50% do total, por isso não aparecem no gráfico.

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No último Censo brasileiro (de 2022), indivíduos autodeclarados pardos representavam 45,30% da população brasileira, enquanto 43,50% se declararam brancos e 10,20% pretos. Por outro lado, 0,80% da população brasileira se declarou indígena e 0,40% amarela, como demonstra o link: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/12/pardos-sao-maioria-da-populacao-brasileira-pela-primeira-vez-indica-ibge. Em vista dessas informações, podemos concluir que os candidatos do 1º Exame de Suficiência de 2024 formam uma amostra bastante representativa da população brasileira, apesar de a população que se autodeclara branca ser 4,82% maior entre os candidatos do exame.

Participação por Gênero

O gráfico apresenta a distribuição de gênero dos inscritos para a prova. A maior parte dos participantes é do sexo feminino, representando 59,21% do total de inscritos, enquanto os homens correspondem a 40,79%.

O Censo brasileiro de 2022 mostrou que 48,50% da população brasileira era formada por homens, enquanto 51,50% eram mulheres, como é possível verificar no link: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19625-numero-de-homens-e-mulheres.html. Diferentemente da distribuição de cor/raça, a distribuição de gêneros no exame não segue o padrão da população brasileira, uma vez que a proporção de mulheres entre os inscritos é estatisticamente maior que a proporção de mulheres na população nacional.

Participação por Tipo de Ensino Médio

O gráfico mostra o tipo de ensino médio frequentado pelos participantes do Exame de Suficiência, com a quantidade de participantes representada pela área do ícone de escola. A maior parte dos inscritos, totalizando 34.966 (70,74%), cursou o ensino médio predominantemente em escolas públicas. Em seguida, 6.739 (13,63%) participantes cursaram toda ou a maior parte do ensino médio em escolas privadas, enquanto 1.105 (2,24%) dividiram sua formação entre escolas públicas e privadas. Entre todos os inscritos, 6.616 (13,39%) não informaram esse dado.

Como podemos ver acima, 13,63% dos candidatos afirmaram ter cursado toda ou a maior parte do ensino médio em escolas privadas, um número similar à quantidade de matrículas realizadas em escolas privadas em 2023: 12,84%, segundo o Censo Escolar de 2023. A grande maioria dos candidatos, no entanto, afirma ter feito toda ou a maior parte do ensino médio em escolas públicas (70,74% dos inscritos), enquanto o mesmo Censo Escolar afirma que 87,15% das matrículas daquele ano foram em escolas públicas. Essa diferença pode ser explicada pela grande parcela de candidatos que preferiu não informar em que tipo de escola seus estudos foram realizados (13,39%).

Participação por Ocupação Profissional

Entre as ocupações dos inscritos no Exame de Suficiência, a mais predominante é a de empregados celetistas, representando 47,64% dos participantes. As demais categorias (autônomo, servidor público, profissional liberal e estudante), individualmente, não superam 10% de participação. Apenas 5,26% dos participantes estavam desempregados durante o período do exame e 7,09% não se identificaram com nenhuma das ocupações providenciadas, optando pelo campo “outros”. Alguns candidatos não informaram esse campo, totalizando 13,39%.

Detalhes

Participação por Ano de Diploma

Este histograma mostra o ano de recebimento do diploma dos participantes do Exame de Suficiência. A maior parte dos inscritos, totalizando 14.795, recebeu/receberá seu diploma no mesmo ano da realização da prova (2024). O número de participantes diminui gradualmente à medida que se retrocedem os anos de conclusão. Além disso, 1.189 inscritos concluirão o curso e receberão o diploma apenas em 2025.

Analisando a ocupação profissional e o ano de recebimento do diploma pelos candidatos, podemos ver que pouquíssimos candidatos se declararam estudantes (6,5% dos inscritos), apesar de quase 30% dos inscritos terem recebido o diploma em 2024. Podemos concluir, então, que boa parte dos alunos de Contabilidade cursam a faculdade enquanto trabalham, a maior parte deles como celetista.

Participação por Modalidade de Curso

O gráfico apresenta o tipo de ensino superior realizado pelos participantes do Exame de Suficiência. Do total, 60,61% frequentaram cursos presenciais, enquanto o restante realizou o ensino a distância, popularizado nos últimos anos.

Levando em consideração os impactos da pandemia de Covid-19, que levou diversas universidades a oferecerem cursos a distância, é possível que a proporção de candidatos formados em cursos 100% presenciais diminua em relação ao valor atual, que é 60,61%. Há de se notar que somente os alunos que se formaram depois de 2020 encontraram um cenário favorável ao ensino a distância.

Pirâmide Etária dos Participantes

O gráfico representa a pirâmide etária dos participantes do exame. A base larga indica uma maior participação de jovens, com grande concentração de inscritos tendo entre 23 e 27 anos. Também é possível observar, novamente, a predominância da participação feminina. A faixa etária com o maior número absoluto de participantes é a de 24 anos, com 1.768 mulheres e 1.194 homens inscritos.

A pirâmide etária dos inscritos não apresenta diferenças substanciais entre os gêneros e podemos ver o mesmo padrão observado no gráfico de ano de formatura: a maior parte dos inscritos é jovem e recém-graduado. Nos dois gráficos, podemos ver uma grande participação de inscritos mais velhos/formados há mais tempo.

Números do Exame de Suficiência

Neste bloco, apresentaremos análises relacionadas ao resultado da prova do 1º Exame de Suficiência de 2024. Lembramos ao usuário que este exame foi composto de duas provas distintas devido às enchentes que acometeram o estado do Rio Grande do Sul entre o final de abril e o início de maio.

Taxa de Aprovação por Unidade Federativa

O mapa mostra a taxa de aprovação (calculado a partir da divisão do número de aprovados pelo número de inscritos não faltantes) no Exame de Suficiência para as unidades da Federação. É possível notar que, apesar de haver uma tendência de melhor desempenho no Sul e Sudeste em comparação com outras regiões, o Ceará possui a maior taxa de aprovação, com 55,29%.

Acima, encontramos a taxa de aprovação em cada uma das Unidades Federativas. É possível observar que a taxa de aprovação do Rio Grande do Sul é 20 pontos porcentuais menor que a dos outros estados da região Sul: Santa Catarina teve 54,22% e Paraná, 53,12%. Vale lembrar, no entanto, que, devido às enchentes, a prova aplicada no RS foi diferente da prova aplicada no resto do país.

Taxa de Ausência por Unidade Federativa

O mapa mostra a taxa de ausência (calculado a partir da divisão do número total de ausentes pelo número total de inscritos) no Exame de Suficiência para as unidades da Federação. A região Norte do país registra os índices mais altos de ausência, enquanto a região Sul (com exceção do RS) registra os menores índices.

Número de Municípios com Polos de Aplicação

Para cada uma das Unidades Federativas, o gráfico apresenta o número de municípios em que o exame foi aplicado. São Paulo é a UF em que mais municípios tiveram polos de aplicação (14), enquanto em Alagoas, em Sergipe, no Distrito Federal, no Amazonas, no Amapá e em Roraima somente um município, em cada estado, teve a aplicação do exame.

Analisando o mapa com o percentual de ausentes em conjunto com a quantidade de municípios em que o exame foi aplicado, podemos ver que os estados da região Norte possuem o maior percentual de ausentes e também os menores números de municípios onde o exame foi aplicado. Vale notar que o percentual de ausentes no Acre é praticamente o dobro do Paraná. Por outro lado, Rondônia apresenta uma taxa consideravelmente mais baixa que seus vizinhos.

Abaixo, apresentamos uma análise comparativa do percentual de ausentes nos estados da região Sul em diversos exames anteriores. Por esses gráficos é fácil ver que a quantidade de ausentes no Rio Grande do Sul no primeiro exame de 2024 foi totalmente atípica, uma vez que todos os estados da região possuem, historicamente, taxas de ausência extremamente próximas.

Taxa de Ausência no RS

Este gráfico apresenta informações sobre o percentual de ausentes em cada edição do exame, com foco na região Sul do Brasil. O controle deslizante permite alterar a edição do exame e o mapa representa os mesmos dados do gráfico de barras: o percentual de ausentes em cada um dos estados da região Sul.

Taxa de Aprovação de cada Cor/Raça

Neste gráfico, podemos ver a taxa de aprovação por cor/raça dos participantes. A maior taxa de aprovação foi entre os inscritos autodeclarados brancos, com 51,48%, seguidos pelos amarelos, com 48,32%, pretos, com 45,92%, pardos, com 42,74%, e indígenas, com 38,82%. Entre os participantes que optaram por não informar sua cor/raça, a taxa de aprovação foi de 51,33%.

Quando estratificada por cor/raça, as taxas de aprovação dos candidatos apresentam uma variação de mais de 10 pontos percentuais, sendo o grupo de candidatos autodeclarados brancos o que apresenta maior taxa de aprovados. Podemos observar também que apesar do baixo número de inscritos autodeclarados amarelos (menos de 2% dos inscritos), a taxa de aprovação nesse grupo é a segunda maior.

Taxa de Aprovação de cada Gênero

Similarmente ao gráfico anterior, neste é possível conferir a taxa de aprovação dos participantes por gênero. Apesar de as mulheres serem a maioria no exame, sua taxa de aprovação é mais baixa, com 42,55%. Homens, por outro lado, tiveram uma aprovação de 54,25%.

Entre os gêneros, as taxas de aprovação apresentam um hiato considerável, com 54,25% dos homens presentes sendo aprovados, enquanto somente 42,55% das mulheres o são. Apesar da disparidade entre as taxas de aprovação, como há muito mais mulheres inscritas no exame, ao final, mais mulheres (10.096) são aprovadas do que homens (8.802).

Aprovação por Gênero

O gráfico mostra a distribuição de gêneros dos aprovados no Exame de Suficiência. Do total de aprovados, 10.096 se declararam mulheres, enquanto 8.802 se declararam homens.

É possível observar que, embora a taxa de aprovação entre os homens (54,25%) tenha sido superior à das mulheres (42,55%), a maior participação feminina na prova — que corresponde a 59,21% do total de inscritos — resulta em um número maior de mulheres entre os aprovados. Assim, as mulheres acabam sendo a maioria no total de aprovados, apesar da diferença nas taxas de aprovação.

Taxa de Aprovação por Modalidade de Curso

O gráfico exibe a taxa de aprovação por modalidade de curso de graduação dos participantes. A maior taxa de aprovação foi observada entre os alunos do curso presencial, com 49,67%, seguida pelos alunos do curso a distância, com 43,64%.

Observa-se que os alunos dos cursos presenciais apresentaram um desempenho superior na prova, com uma diferença de cerca de 6 pontos percentuais a mais em relação aos alunos dos cursos a distância.

Desempenho das Instituições de Ensino Superior nos Cursos de Ciências Contábeis (Presencial e EAD)

O objetivo da análise abaixo é incentivar o usuário a explorar a performance das diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que tiveram (ex-)alunos inscritos no 1º Exame de Suficiência de 2024. Vale deixar claro que o nome, o município, o tipo de ensino (EAD/presencial) e a categoria administrativa (pública/privada) das IES são informados pelos candidatos no momento da inscrição. Observamos que diversos candidatos utilizam nomes diferentes dos oficiais (conforme registro no MEC), o que dificulta o agrupamento das instituições e, por vezes, impossibilita o cruzamento das informações fornecidas com os dados oficiais.¹

Cada ponto do gráfico abaixo representa uma IES diferente. A posição da IES no eixo horizontal indica o número total de inscritos no exame, enquanto a posição no eixo vertical representa o número total de aprovados. Ao passar o cursor em cima de um ponto, são apresentadas as informações da IES correspondente. Cada IES (ponto do gráfico) possui três características representativas: região geográfica (cor), conceito Enade (tamanho) e categoria administrativa (forma). Uma Instituição de Ensino Superior pode ter conceito Enade igual a zero quando a IES possui participação facultativa ou menos de dois estudantes concluintes do curso realizaram a avaliação.

A quantidade de aprovados (eixo vertical) certamente depende da quantidade de inscritos (eixo horizontal). Portanto, é interessante comparar Instituições de Ensino Superior com uma quantidade de inscritos similar. Como todas as análises apresentadas nesta página, o gráfico abaixo é altamente interativo. A seguir, com o intuito de explorar as funcionalidades do gráfico, apresentamos uma análise que pode ser replicada pelo usuário.

Podemos utilizar o gráfico inferior para filtrar as IES que tiveram, por exemplo, entre 80 e 120 inscritos no exame. Para tanto, basta clicar em uma região perto do valor 80 no eixo horizontal e arrastar o cursor até o valor 120 no eixo horizontal. Com isso, o gráfico da primeira linha é alterado, mostrando um zoom na área selecionada. Nesse intervalo, vemos que as IES que mais aprovam (percentualmente) são as públicas (quadrados). Em particular, a UFPE, com 105 inscritos, tem uma taxa de aprovação de mais de 90% neste primeiro exame de 2024. Ao utilizar o menu dropdown para selecionar somente os cursos EAD, vemos que a maior taxa de aprovação é a da FIPECAFI, com 100 inscritos e 86,49% de aprovação.

A instituição com o maior número de inscritos é a Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, em Londrina, com 977 participantes e uma taxa de aprovação de 35,01%.

As instituições que estão acima da linha vermelha (representando a regressão linear dos dados) têm um desempenho superior à média. Ao filtrar os dados por região e tipo de curso e compararmos as instituições com a regressão, é possível perceber um melhor desempenho comparativo da região Sudeste, dos cursos presenciais e das instituições públicas.

Este gráfico permite comparar o número de inscritos e aprovados em diversas Instituições de Ensino Superior que participaram do Exame de Suficiência, cada uma sendo representada por um ponto. A cor do ponto indica a região em que a instituição está localizada, e o formato indica a categoria administrativa dela. Também é possível filtrar por tipo de curso (EAD ou Presencial), Unidade Federativa, município ou nome da instituição.

Para ter acesso à lista de IES com os números de aprovados, ausentes, eliminados, reprovados, inscritos e a taxa de aprovação, clique no botão abaixo.

Ver as instituições participantes

Rodapé

¹ Durante a inscrição, os candidatos informaram a Instituição de Ensino Superior que cursaram, a modalidade do curso (EAD ou presencial) e o município da instituição. Com o objetivo de enriquecer as análises, acrescentou-se à base informações fornecidas pelo MEC e o conceito Enade. A junção dessas informações ocorreu considerando o nome da instituição e a modalidade do curso. Até o momento, 2.555 candidatos (5,17%) informaram IES que não possuíam correspondência com a base do MEC.